sexta-feira, 4 de março de 2011

Idolatria, fanatismo e indiferença na Umbanda: Um passo para a vaidade!

Por: Adriana Cabrera Giglio


Olá queridos irmãos e queridas irmãs boa noite e primeiramente um ótimo feriado de carnaval à todos sempre lembrando que quarta que vem começamos já o período da quaresma e como bem diz os Guias Chefes e os demais Guias do meu terreiro vamos nos cuidar bastante nesse período de 40 dias tomando nossos banhos, firmando nosso Guias e cuidando da nossa parte espiritual, física, emocional.....

Bom o assunto que me traz aqui diz respeito à idolatria, ao fanatismo e as indiferenças dentro dos terreiros de Umbanda, o que é algo que não se deve ter pois é um passo para criar em volta dos filhos uma espécie de vaidade! Infelizmente ainda existem médiuns, na maioria das vezes iniciantes e muitas vezes não iniciantes também que ainda carregam dentro de si algo como a idolatria, um fanatismo e o famoso bater no peito e dizer tudo posso quando pela primeira vez recebe a vibração do seu Guia!
Devemos sempre nos lembrar que, há diferentes formas de um Guia ir se aproximando do seu aparelho até iniciar a incorporação de fato pois antes da incorporação existe a fase das vibrações, aonde o Guia e o médium irão passar por um processo de adaptação, quando ambos com o passar do tempo e dependendo do grau de evoluçao da mediunidade vão se aproximando até finalmente surgir a terceira energia que é a incorporação!
O Pai de Santo ou Mãe de Santo tem não só o dever mas também a obrigação de sempre ensinar e esclarecer isso aos filhos, antigos ou não dentro da Umbanda! A Umbanda ela é uma espécie de círculo giratório. Como a Terra ela muda constantemente, evolui constantemente e os Guias também! Por esse motivo podemos ter 30 anos de Umbanda que mesmo assim NUNCA será o bastante para aprendermos e entendermos tudo o que ela quer nos ensinar juntamente com os Guias e Orixás!
As pessoas tem que começar a parar de querer comparar o Guia com o cavalo que o recebe! Ah o Guia de fulano é lindo então irei passar sempre com ele ou o Guia de beltrano é assim então também ele é! Isso é leigo engano! O Guia pensa de uma forma e o médium de outra tanto isso é nítido que um Guia é sempre mais evoluído do que nós médiuns pois se assim não fosse então o que vamos fazer nos terreiros senão aprender com os Guias?? Vamos fazer o que muitos vão na realidade fazer: vestir branco, colocar as guias no pescoço, receber o Guia e tchau?? Ou vamos nos doar à eles e às pessoas que os procuram e aprender mais e mais com eles?? Eu fico com a segunda opção!!!
Dentro de um terreiro não se deve existir JAMAIS preferências de um filho para outro, de um Guia para outro! Os Guias não vêm à terra perder tempo com bajulações, com picuinhas, com vangloriações! Tudo o que eles pedem é somente que os respeitamos, cuidamos e amamos eles e sejamos sempre humildes em dizer por exemplo: eu errei me desculpe! Entre eles não existe diferença então por que os filhos insistem em querer pregar a Umbanda mas não sabem ao menos como segui-lá e tampouco o que ela na verdade??
Adianta de alguma coisa colocar a mão no peito todo orgulhoso cantando os pontos se depois fora do terreiro fala mau das pessoas, critica as pessoas e não é dentro de críticas construivas e sim destrutivas?? Adianta você respeitar o Guia mas nao respeitar o cavalo dele, dizendo de vez enquando uma palavra de elogio, de carinho para com o filho ou irmão??
Todos nós queremos e precisamos ouvir palavras assim mas isso, dependendo da maneira como é colocada, acaba tornando o filho soberbo, vaidoso e indiferente como se ninguém mais soubesse nada e ele ou ela sabem já tudo!
Idolatria, fanatismo e indiferença são caminhos que levam à um único sentimento: vaidade! E vaidade com Umbanda não combina! o médium acaba encontrando um caminho tortuoso e difícil depois de se voltar!
Nunca me esqueço o que uma Entidade me dize e acho que todo mundo um dia vai ouvir isso: " Para subir leva tempo mas para cair é em uma queda só!" É a mas pura verdade! O que demoramos anos para conseguir se não nos disciplinarmos perderemos em segundos!
Medium é médium, Entidade é Entidade e ponto!


Abraços fraternos à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário